11 de jul. de 2012

Picanha com sal grosso

Tanta gente já tinha me falado que era fácil demais fazer uma picanha com sal grosso, mas, pra variar, demorei um tanto pra experimentar a "receita".
Coloquei receita entre aspas porque é tão fácil que (se não fosse ao fogo) meu sobrinho de 5 anos faria.
Bem... fui olhar na net se era SÓ picanha e sal grosso mesmo e em alguns lugares mandava passar clara de ovo, daí vi muitos outros que diziam ser só isso mesmo.
Falo a verdade, duvidei que realmente ficaria boa e suculenta a carne, porém o resultado foi melhor que o esperado... só elogios das cobaias (marido, irmã e cunhado kkkk).

A receita? Uma peça de picanha e 2 Kg de sal grosso e SÓ.
Esqueci de tirar fotos na hora do preparo, mas não tem nenhum mistério: coloca mais ou menos meio quilo de sal grosso no fundo de um tabuleiro médio (o meu era pouco maior que a picanha), então coloca a carne em cima e cobre toda ela com o restante do sal grosso, até não ficar nenhum pedacinho aparecendo. Daí é só levar ao forno por cerca de uma hora e pronto.
[o tempo de forno depende de como você gosta da carne - com uns 40 minutos ela fica ao ponto, com o centro com sanguinho; com uma hora fica com o centro vermelhinho; e, com uma hora e 20 ao ponto pra bem passada - fiz assim, pois minha irmã gosta de muito bem passada, então ela ficou com as pontinhas]

Vamos às fotos:

o sal endurece e fica como um iglu com a carne dentro, só quebrar os pedacinhos e ela sai linda e super suculenta
servi somente com arroz e foi só elogios :)

3 comentários:

  1. Hummmmmm

    parece deliciosaaa

    Beijocas :*
    Boa Noite ")

    ResponderExcluir
  2. eu vi essa receita e fiquei com agua na boca...
    bjos

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que delícia ! Eu amo picanha. Meu amor faz uma picanha na farinha que também fica deliciosa. Fiz post sobre essa receita no blog.
    Bjinhos

    ResponderExcluir