11 de jul de 2012

Picanha com sal grosso

Tanta gente já tinha me falado que era fácil demais fazer uma picanha com sal grosso, mas, pra variar, demorei um tanto pra experimentar a "receita".
Coloquei receita entre aspas porque é tão fácil que (se não fosse ao fogo) meu sobrinho de 5 anos faria.
Bem... fui olhar na net se era SÓ picanha e sal grosso mesmo e em alguns lugares mandava passar clara de ovo, daí vi muitos outros que diziam ser só isso mesmo.
Falo a verdade, duvidei que realmente ficaria boa e suculenta a carne, porém o resultado foi melhor que o esperado... só elogios das cobaias (marido, irmã e cunhado kkkk).

A receita? Uma peça de picanha e 2 Kg de sal grosso e SÓ.
Esqueci de tirar fotos na hora do preparo, mas não tem nenhum mistério: coloca mais ou menos meio quilo de sal grosso no fundo de um tabuleiro médio (o meu era pouco maior que a picanha), então coloca a carne em cima e cobre toda ela com o restante do sal grosso, até não ficar nenhum pedacinho aparecendo. Daí é só levar ao forno por cerca de uma hora e pronto.
[o tempo de forno depende de como você gosta da carne - com uns 40 minutos ela fica ao ponto, com o centro com sanguinho; com uma hora fica com o centro vermelhinho; e, com uma hora e 20 ao ponto pra bem passada - fiz assim, pois minha irmã gosta de muito bem passada, então ela ficou com as pontinhas]

Vamos às fotos:

o sal endurece e fica como um iglu com a carne dentro, só quebrar os pedacinhos e ela sai linda e super suculenta
servi somente com arroz e foi só elogios :)

3 comentários:

  1. Hummmmmm

    parece deliciosaaa

    Beijocas :*
    Boa Noite ")

    ResponderExcluir
  2. eu vi essa receita e fiquei com agua na boca...
    bjos

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que delícia ! Eu amo picanha. Meu amor faz uma picanha na farinha que também fica deliciosa. Fiz post sobre essa receita no blog.
    Bjinhos

    ResponderExcluir